terça-feira, maio 05, 2009

Oumou Sangare - Seya

Há pessoas neste planeta que, felizmente, ganham volume planetário. Pessoas de tal grandeza e beleza que só de elas ter conhecimento já se me engrandece a vida. Oumou Sangare, que aqui tinha assinalado, é um desses raros exemplos. Maliniana de coração, raça e força, sublime na sua belíssima e inspiradora intervenção artística a decorar mensagens de intervenção social importantíssimas e urgentes. Aconselho a audição e leitura da informação que acompanha o seu mais recente cd, Seya (World Circuit production-WCD081).
Há cerca de três anos atrás, fui ouvi-la ao vivo num daqueles espectáculos ao ar livre, em Belém, a que só vou mesmo quando sou "fan" da criatura em palco, pouco tempo depois da partida definitiva do seu compatriota Ali Farke Toure (que me deixou muitas saudades), e a homenagem que esta senhora lhe prestou foi qualquer coisa de arrepiar.

E a propósito de "músicas do mundo"

O grupo búlgaro de vozes femininas Angelite anda em digressão pelo nosso país. Quem puder não perca, porque as famosas vozes búlgaras e o seu repertório musical são de uma beleza, por vezes, transcendente, como se pode aferir do vídeo que o You Tube nos dá a alegria de connosco partilhar. Na minha discografia já há muito as guardo como quem guarda uma jóia de valor. Aliás, para mim, não há pedras preciosas que valham tanto como certos momentos musicais.