sexta-feira, junho 15, 2007

E.S.T.

Não resisti. Tenho de extravazar a minha felicidade.
Tendo, por acaso, hoje, passado pela bilheteira do CCB, eis que me deparo com um cartaz imenso a anunciar o concerto de um dos melhores grupos de Jazz da actualidade, os Esbjorn Svensson Trio.
Claro que comprei logo bilhetes, antes que esgote.
Nos países nórdicos, produz-se, já há alguns anos, do melhor jazz.
Suécia, Noruega, Dinamarca ou Finlândia têm sonoridades diferentes, muito diferentes do Jazz norte americano ou de influência norte americana.
Para quem gosta de acompanhar a evolução e diversificação das correntes musicais que integram o conceito jazz, é bom estar atento a estas zonas do mapa europeu, pois, volta e meia, é-se, seguramente, recompensado.


ESBJÖRN SVENSSON TRIO Produção: CCB
22 de Julho 2007 21h00 Grande Auditório Duração: 1H30 s/intervalo
Pianista e compositor, Esbjörn Svensson nasceu em 1964, em Västeras, na Suécia. Com a música no sangue – a mãe era pianista clássica, o pai estava ligado ao jazz – estudou e formou-se em música na Universidade de Estocolmo. e.s.t, o trio agora apresentado, foi formado em 1996. Desde então, gravou nove discos, muitos dos quais receberam as mais elogiosas críticas. Esbjörn Svensson é um músico aberto a novas experiências, particularmente interessado em sonoridades menos habituais no jazz. Há quem diga que a sua música é uma forma de arte que não se escuda na segurança de um estilo determinado e que, como tal, torna-se mais efectiva. Detentor de um fraseado pianístico particular, o pianista tem criado uma música improvisada, integrando elementos electrónicos e combinações de texturas, com soluções harmónicas e variações melódicas surpreendentes.
A partir de meados dos anos oitenta, foi consolidando o seu estilo e definindo uma linguagem única, apoiada no reforço de excelentes e igualmente criativos músicos: o contrabaixista Dan Berglund e o baterista Magnus Öström.