quarta-feira, julho 04, 2007


Arte e Performance das Mulheres Naya - Museu de Etnologia -
Inaugura no Museu de Etnologia de Lisboa, dia 05 de Julho de 2007, às 18h30
A exposição Pinturas Cantadas mostra as obras realizadas pelas mulheres das comunidades Patua do Estado de Bengala na India que cantam as histórias que pintam em extensas tiras de papel. Os temas tanto retomam o reportório das tradições orais da comunidade como falam de mudanças sociais e políticas e acontecimentos que marcam a vida da aldeia, do país ou do mundo. (retirado de informação do Museu Nacional de Etnologia)

"Pinturas Cantadas: arte e performance das mulheres de Naya", que se inaugura a 05 de Julho, apresenta quase 40 obras de arte de grandes dimensões feitas em papel e tecido e com um forte sentido gráfico, descreveu Clara Oliveira, do MNE, à agência Lusa.
Com cerca de dois metros de altura, cada pintura conta uma história, numa narrativa visual de cores fortes e cujo formato se aproxima da banda desenhada.
"Apesar de terem um ar ancestral, as pinturas são recentes, mas alguns dos temas são antigos", referiu Clara Oliveira, porquanto abordam temas clássicos ou versam sobre divindades.
No entanto, as pinturas reportam-se também à actualidade, evocando a questão do terrorismo e os atentados de 11 de Setembro de 2001, o tsunami que assolou o sudeste asiático em 2004 ou ainda o flagelo do vírus da SIDA.
As autoras destas "pinturas cantadas" pertencem a uma comunidade na Índia que integra mulheres que passaram por situações de violência ou pobreza e que utilizam esta forma de arte para ultrapassar esses casos sociais e conseguir uma vida melhor, explicou Clara Oliveira.
As pinturas indianas podem ainda ser vistas como canções ilustradas, sendo acompanhadas por interpretações - audíveis através de gravações - de cada uma das autoras.
Segundo Clara Oliveira, a exposição disporá de um posto de escuta para que possam ser ouvidas as músicas referentes a cada uma das pinturas expostas.
Das 38 obras que vão estar patentes no museu, 23 foram adquiridas este ano pelo Instituto dos Museus e Conservação e as restantes pertencem a coleccionadores privados.
A história destas mulheres e das "pinturas cantadas" foi abordada já num filme, a exibir no âmbito da exposição, da autoria de Lina Fruzzetti e Ákos Ostor.
Os dois investigadores estarão em Portugal na próxima semana por ocasião da exposição, coordenada por Joaquim Pais de Brito, director do MNE.
A exposição estará patente pelo menos até ao final do ano.
© 2007 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A.2007-06-26 16:50:01