segunda-feira, dezembro 10, 2007


OSCAR NIEMEYER E CLARICE LISPECTOR

Oscar Niemeyer, o arquitecto de Brasília, faz 100 anos de idade no dia 15 deste mês. Soube isto através do programa "Câmara Clara", de Paula Moura Pinheiro, na RTP2, domingos à noite, ontem. Fiquei fascinada! Há tempos, vi-o num documentário, já ele ia a caminho dos 90, entrevistado e a falar e desenhar esboços de arquitectura e a filosofar sobre a vida e pensei como é fantástico poderem-se aguentar os neurónios activos e iluminados até tão provecta idade. Através de Paula Moura Pinheiro e seus convidados fico a saber que ele continua activo e criativo.

Depois de ontem, fiquei também a saber que Clarice Lispector, excelente escritora brasileira(ucraniana/judaica> 10/12/1920-09/12/1977), havia dedicado uma crónica jornalística a Brasília, que me entusiasmou ao ponto de aqui a transcrever.
BRASÍLIA
"Brasília é construída na linha do horizonte. Brasília é artificial. Tão artificial como devia ter sido o mundo quando foi criado. Quando o mundo foi criado, foi preciso criar um homem especialmente para aquele mundo. Nós somos todos deformados pela adaptação à liberdade de Deus. Não sabemos como seríamos se tivéssemos sido criados em primeiro lugar e depois o mundo deformado às nossas necessidades. Brasília ainda não tem o homem de Brasília. Se eu dissesse que Brasília é bonita veriam imediatamente que gostei da cidade. Mas se digo que Brasília é a imagem de minha insônia vêem nisso uma acusação. Mas a minha insônia não é bonita nem feia, minha insônia sou eu, é vivida, é o meu espanto. É o ponto e vírgula. Os dois arquitetos não pensaram em construir beleza, seria fácil: eles ergueram o espanto inexplicado. A criação não é uma compreensão, é um novo mistério."
LISPECTOR, Clarice.