segunda-feira, julho 23, 2007


e.s.t.

CCB - 22.07.2007

Foi um CONCERTO.

Foi um espectáculo de extremo bom gosto, desde a música à luz, à simpatia de Esbjörn, ao virtuosismo do todo e cada um dos elementos do trio, à energia positiva que nos transmitem, e que fica a pairar em nós durante muuuuito tempo.

Gostei de confirmar o que já tinha percebido da audição dos dois CD's que deles possuo: "viaticum" e "tuesday wonderland" - sons em constante inovação, sem perda de identidade própria. Utilização de novas técnicas em prol de uma re-construção das melodias e dos ritmos que pensávamos conhecer desde que nascemos...e que surgem aqui com revestimento Séc. XXI. Cada tema é composto de uma zona neo-clássica, uma electronica, uma drums&bass, uma à la Jimi Hendrix, mas em contrabaixo e, com termo, quase sempre no regresso à singela e quase pueril* melodia de base, ou tema central, como soi chamar-se, deixando-nos em suspensão no lado do "país das maravilhas".
A projecção em negativo das mãos dos músicos em execução dos respectivos instrumentos, entre efeito de fumos e jogo de luzes, é muito interessante. Essencialmente tudo feito com muita subtileza e, repito, bom gosto.

Por curiosidade, houve momentos que me lembraram sons do "Salvé maravilha" dos "Banda do Casaco" e Né Ladeiras de tempos que já lá vão, mas de que retive o vinil, bem guardado no meu baú.

*No bom sentido, i.é, melodias que nos entram directamente para a zona do aconchego.