terça-feira, janeiro 06, 2009

Domingo de manhã, na Culturgest

Chamo aqui a vossa atenção para um programa que me parece engraçado para a manhã de domingo, dia 11, às 11h, no Grande Auditório da Culturgest, cuja introdução aqui copio directamente do respectivo site.
Visando criar uma maior aproximação com a música de hoje, a OrchestrUtopica participa este ano, mais uma vez, na série de concertos comentados da Culturgest, com um programa especialmente pensado para um público alargado e de todas as idades. Este concerto propõe-se corresponder à curiosidade e ao interesse crescentes que a música contemporânea desperta, através de uma selecção de compositores e obras que serão comentadas e contextualizadas pela voz autorizada de Paolo Pinamonti. A riqueza e a diversidade da nova música, num programa que apresenta uma panorâmica sobre diferentes linguagens musicais do século XX, inicia-se com Frates, uma obra de 1977 de Arvo Pärt, compositor lituano* que propõe uma “nova simplicidade” como relação contemporânea com a música; passando por O King, de Luciano Berio, escrita em homenagem a Martin Luther King, celebrando a liberdade e a tolerância, e por Aventures, do compositor György Ligeti, uma “encenação musical” para vozes, numa linguagem imaginária. O programa do concerto termina com Invenção sobre paisagem, uma obra que sugere a imaginação e a invenção de um espaço interior de escuta, da autoria de Luís Tinoco, um dos mais activos e reconhecidos compositores portugueses. Música com comentários, num concerto aberto ao mundo da música de hoje. Uma oportunidade única para conhecer a música por dentro e para penetrar no mundo da criatividade musical dos nossos dias.
*Arvo Part nasceu na Estónia e não na Lituânia. Mas como a autoria do texto não é da cigarrajazz, esta achou por bem não o emendar.

Soprano Alexandra Moura
Mezzo-soprano Cátia Moreso
Barítono João Merino
Maestro Cesário Costa

PROGRAMA
Arvo Pärt Frates
Luciano Berio O King
György Ligeti Aventures
Luís Tinoco Invenção sobre paisagem
Custo do bilhete: €2,5