quarta-feira, junho 17, 2009

Robin Holcomb


Her work has been called "remarkable" (CMJ), "stunning" (Option), "entrancing" (Billboard) and "sensitive, descriptive, adventuresome and full of soul" (Washington Post). "Hers is an unsettling, utterly original vision." (Entertainment Weekly) According to The New York Times: "Ms. Holcomb has done something remarkable here: she has created a new American regionalism, spun from many threads - country, rock, minimalism, Civil War songs, Baptist hymns, Appalachian folk tunes, even the polytonal music of Charles Ives. The music that results is as elegantly simple as a Shaker Quilt, and no less beautiful."(in http://www.robinholcomb.com/biography.html)

Pois...Tenho uma certa tendência para exagerar quando transmito entusiasmos, eu sei, porque quando gosto, gosto tanto que tenho necessidade de o partilhar com toda a gente e dizer: Olhem, temos aqui algo que merece ser mais divulgado. Cá está, ando há mais de um mês para o fazer e também para decidir se mando vir o cd ou se compro mp3. Um dos dois compro de certeza. Robin Holcomb é muito especial. A sua criação musical, a sua atitude, a sua diferença fizeram-me parar e reflectir sobre o que é a música, o que são as palavras que acrescentam a música e que com ela se fundem, e como uma voz pode ser tão única. "The Big Time" (Nonesuch-2002) vai ser a minha próxima aquisição. "Like I Care", a faixa 15 do cd The Nonesuch Collection Vol.2, é a grande culpada desta fixação. E, pelos vistos, lá longe, também a reconheceram...

6 comentários:

Ana Oliveira disse...

Olá

Passando para deixar um beijo.

Ana

O Pescador disse...

Bom dia Dª Cigarra

Este seu post fez-me tirar um disco da prateleira para ouvir esta belíssima voz. Trata-se de Nashville, do guitarrista Bill Frisell, onde esta moça empresta as palavras a 3 faixas.
Quando o disco saiu - 1997 - questionei um amigo meu (que é bastante versado nestas coisas da country, blue grass e afins) sobre ela e a resposta obtida foi que nunca tinha ouvido falar.
Mas, ainda bem que a verdade é como o azeite,...

E tenho também de dizer: pela parte que me toca, MP3 "jamé"! :-)

CigarraJazz disse...

Olá, Ana,

É bom ver-te por aqui.

Um beijo(X2)

CigarraJazz disse...

Olá, Pescador,

Veja bem que também eu já a tinha em 2 cds, mas só teclas/piano e composição, com o seu companheiro Wayne Horvitz, que há muito, é um dos meus favoritos, em termos de inovação ("This New Generation", de 1987 e "Film Music" 1998-2001, de 2002). Este pessoal, Bill Frisell incluído, é uma espécie de elite de vanguarda na música de raíz norte americana.
E... agradeço o conselho. Eu quero mesmo é o cd, mas não há à venda em Portugal. Onde é que o Pescador costuma abastecer-se? (na net, digo) Amazon é só para os EUA. Só se for o eBay...

O Pescador disse...

Qualquer Amazon (USA, UK, França, Alemanha, ...), incluindo as empresas no "marketplace", vendem para os países da Europa Ocidental.
Habitualmente compro às empresas colaboradoras porque praticam preços bem mais baixos que a Amazon.
E até hoje não tenho razões para me queixar do serviço.
Aproveitei e colhi as referências de Wayne Horwitz (cuja música desconheço) para investigar. :-)

CigarraJazz disse...

Obrigada pela informação, Pescador, vou investigar melhor. E há pouco esqueci-me de dizer que também estou curiosa em relação ao Nashville de Bill Frisell, que não conheço.