terça-feira, janeiro 06, 2009

Domingo de manhã, na Culturgest

Chamo aqui a vossa atenção para um programa que me parece engraçado para a manhã de domingo, dia 11, às 11h, no Grande Auditório da Culturgest, cuja introdução aqui copio directamente do respectivo site.
Visando criar uma maior aproximação com a música de hoje, a OrchestrUtopica participa este ano, mais uma vez, na série de concertos comentados da Culturgest, com um programa especialmente pensado para um público alargado e de todas as idades. Este concerto propõe-se corresponder à curiosidade e ao interesse crescentes que a música contemporânea desperta, através de uma selecção de compositores e obras que serão comentadas e contextualizadas pela voz autorizada de Paolo Pinamonti. A riqueza e a diversidade da nova música, num programa que apresenta uma panorâmica sobre diferentes linguagens musicais do século XX, inicia-se com Frates, uma obra de 1977 de Arvo Pärt, compositor lituano* que propõe uma “nova simplicidade” como relação contemporânea com a música; passando por O King, de Luciano Berio, escrita em homenagem a Martin Luther King, celebrando a liberdade e a tolerância, e por Aventures, do compositor György Ligeti, uma “encenação musical” para vozes, numa linguagem imaginária. O programa do concerto termina com Invenção sobre paisagem, uma obra que sugere a imaginação e a invenção de um espaço interior de escuta, da autoria de Luís Tinoco, um dos mais activos e reconhecidos compositores portugueses. Música com comentários, num concerto aberto ao mundo da música de hoje. Uma oportunidade única para conhecer a música por dentro e para penetrar no mundo da criatividade musical dos nossos dias.
*Arvo Part nasceu na Estónia e não na Lituânia. Mas como a autoria do texto não é da cigarrajazz, esta achou por bem não o emendar.

Soprano Alexandra Moura
Mezzo-soprano Cátia Moreso
Barítono João Merino
Maestro Cesário Costa

PROGRAMA
Arvo Pärt Frates
Luciano Berio O King
György Ligeti Aventures
Luís Tinoco Invenção sobre paisagem
Custo do bilhete: €2,5

8 comentários:

Paulo disse...

Interessante programa, mas com um horário terrível. Vais?

P.S. Por que é que eles dizem que Pärt é lituano?

CigarraJazz disse...

Tens toda a razão. Part nasceu na Estónia. Isto também não me estava a soar bem...E tenciono ir, sim. Queres vir?

Paulo disse...

Talvez. Depois falamos.

Ana Oliveira disse...

Boa sugestão para um Domingo que se adivinha frio mas luminoso.

Bjs

Ana

CigarraJazz disse...

Olá, Ana,
Eu estou decidida a ir. A nossa amiga daybyday manifestou algum interesse. Mas parece que o horário não lhe agrada. Provavelmente vai dar umas voltas de bicicleta. Talvez se a Ana a desafiar...

Bjs

Ana Oliveira disse...

Nem eu consegui decidir/me a ir...
E o passeio da nossa amiga ainda resultou numas belas fotos!
Sobre a expo, esta ate dia 28 deste mes.

Beijos

Ana

CigarraJazz disse...

Ana,

Afinal também acabei por não ir. Mas tive pena.
Quanto à sua exposição, um destes dias sou capaz de lá aparecer.

Bjs.

Ana Oliveira disse...

Sempre desejamos fazer mais do que às vezes é possível, não é?

Quanto è exposição, espero que valha a pena a visita.

Beijos

Ana