quinta-feira, outubro 02, 2008

Foi uma Festa!


Ontem, no Pequeno Auditório do Centro Cultural de Belém, viveu-se um momento alto na cena jazz em Portugal: A Grande Sheila Jordan, a história do jazz em pessoa, festejou com os que tiveram a glória de estar presentes, o 5º. aniversário do blogue JNPDI!, como já aqui tinha anunciado. Foi uma festa! Sheila canta como respira (frase batida mas que aqui se aplica com absoluta verdade). Uma voz de uma limpidez e jovialidade incríveis. Um improviso sabiamente trabalhado e quase sempre surpreendente. Uma mestra, uma comunicadora calorosa e terna, uma senhora sempre sorridente, divertida, e com muita classe. Dirigiu os músicos que a acompanharam, todos eles portugueses, dos nossos melhores, saídos da Escola do Hot Clube de Portugal e já amplamente reconhecidos por estes lados. Destaco o pianista, Filipe Melo, para mim, uma revelação. Bernardo Moreira manteve o seu habitual nível de competência, Bruno Pedroso também não desapontou. Quanto a João Moreira, no princípio um pouco apagado, mostrou ser, afinal, um excelente trompetista, subtil, sensível, criador de sons por vezes muito belos, um razoável interlocutor para Sheila.
E depois, as Marias. A Maria Viana, de quem sou fan desde sempre, e que, mais uma vez, esteve à altura das minhas expectativas. Para mim, das melhores cantoras de jazz que este país alguma vez teve e, felizmente, continua a ter. Quanto a Maria João, no seu registo étnico-progressista-experimentalista, para além do jazz, na direcção do centro da terra e da alma enquanto corpo, com os seus tiques tribais e a sua exuberância intrínseca, foi igual a ela mesma, nem mais, nem menos. Sheila Jordan surpreendeu-se com ela e pela forma desinibida e calorosa com que a abordou, em palco. Tanto Maria Viana como Maria João cantaram em dueto com S.Jordan, em momentos de perfeita sintonia e beleza. Parabéns ao João Moreira dos Santos, que tão bem soube "orquestrar" esta suite para nosso prazer. Repito: Foi um Festa!

10 comentários:

Paulo disse...

Ainda bem que pudeste ir e que gostaste. A minha noite foi bem menos interessante, trabalhando. Dia 9, TNSC. Anda daí... Podes ler o Crítico e já sabes para o que vais. Ainda assim, nas próximas décadas não devemos ter outro Siegfried.

O Pescador disse...

Só posso ficar roído de inveja :-)
Eu aqui tão longe ... Onde poucas e só pequenas coisas acontecem.
Consola-me uma gravação de 1979 de Jordan com o trio de Steve Kuhn, Playground (ECM). Um LP de imensa beleza com música em que o tempo não deixa marcas.

CigarraJazz disse...

Paulo, tenho pena que não possas ter estado lá. Tinhas gostado e muito. Pode ser que ainda consigas ir a um dos espectáculos que ela vai dar em Portugal, um dos quais no Hot Clube. Consulta o JNPDI. Quanto a "Siegfried", tenciono ir no dia 9, mas ao largo, se o tempo não estiver muito inclemente. Depois, ainda tenho outra hipótese no dia 12. Mas vou ler o Crítico (um bocadinho pedante para meu gosto...)
Pescador, inveja tenho eu desse album dela de que fala e que não possuo. Quanto aos espectáculos, talvez dê para apanhá-la num mais perto de si. Vale bem a pena.
Cumprimentos jazzísticos.

JMS disse...

Ora viva,

Quero agradecer-lhe pelas suas palavras gentis sobre JNPDI.

Fico feliz por saber que gostou do concerto e espero no futuro continuar a proporcionar mais experiências destas.

Abraço e bom jazz!

Anónimo disse...

Muito obrigada pela admiração expressa com tanta simpatia
Até Jazz
Maria Viana

ps- dia 28 Novembro estarei com o trio em Faro , no teatro Lethes dia 22 Janeiro estarei na programação do novissimo DOSE DUPLA no CCB com Joan Monné ao pianoe e 20 fevereiro em Almada
Espero poder convudá-la a estar presente
mariavianajazz@gmail.com

CigarraJazz disse...

JMS, obrigada por passar por aqui e pode crer que estou muito atenta à sua actividade em prol do Jazz. Também já visitei a exposição no Centro Cultural de Cascais...

Maria Viana, sinto-me honrada pela visita e digo mais: há uns anos atrás não perdia um concerto seu (em Lisboa)e tenho dois cds seus, um dos quais autografado. Agora vou menos a concertos mas se puder vou ao CCB em Janeiro. Obrigada pelo convite.

Um abraço aos dois.

Anónimo disse...

Olá

Por favor visite e diga de sua justiça
http://www.youtube.com/watch?v=C2MjNxYyDTA
Até JAZZ
Maria Viana

CigarraJazz disse...

Olá, Maria Viana, segui a dica e gostei de rever o dueto, mas o som da gravação está muito mau. O ideal tinha sido gravar um DVD e colocá-lo no mercado. Mas sei que seria muito complicado. Talvez para a próxima.

Saudações jazzísticas!

Rui Azul disse...

Deixo aqui a minha total concordância com o que foi afirmado acerca de Maria Viana, uma fantástica Jazz Lady Singer de quem sou fã e amigo. Aproveito para convidar CigarraJazz para a minha apresentação em duo no "Dose Dupla", no dia 8 Janeiro, com o pianista/vocalista alemão Wolfram Minnemann, dado que não toco em Lisboa hà mais de de 10 anos, e gostaria imenso de poder tocar para quem gosta de Jazz e habita na capital, já que as ocasiões rareiam (os amigos já estão avisados, mas gostaria de encetar novas amizades entre os Jazzófilos no sul...). Parabéns pelo blog, que não conhecia. Alguns temas audio podem ser ouvidos em www.myspace.com/ruiazul
Bom ano jazzístico para todos.
Rui Azul

CigarraJazz disse...

Rui Azul, já fui ouvi-lo ao myspace e gostei. Obrigada por se ter aqui apresentado. E só se não puder é que não vou até ao seu concerto no CCB.
Um óptimo Ano jazz para si também!