sábado, abril 26, 2008

A cigarra light tem andado a ouvir:


Marilyn Mazur e Jan Garbarek - Elixir
Gosto muito desta obra, a última que adquiri para a minha colecção de cds. E aconselho. Tem sons magníficos que inter-agem connosco como muitos anxiolíticos gostariam de conseguir - é uma paz, uma serenidade, um conforto geral.
Mas para não se ficar demasiado acomodado convém, de vez em quando, alternar com:
Erykah Badu - New Amerikah

Uma cantora que ficou sempre naquele núcleo de coisas que entram em ligação indirecta com a terra, com as coisas da vida, com a nossa carne.
DeeDee Bridgewater - Malian Project - Red Earth

Embora não sendo grande apreciadora de Dee Dee, sou fan de música do Mali e acho este Malian project um obra de mérito. Tenho o cd+dvd e só de pois de ver o dvd soube apreciar,confesso, o quanto Dee Dee se esforçou e se envolveu na feitura deste registo. Acho o dvd estupendo e a música que resultou deste percurso de pesquisa e reencontro, um excelente resultado. Dee Dee, neste vídeo, fica na sombra, do outro lado do vidro, e dá lugar a Oumou Sangare, a diva maliniana que com ela faz duo nesta canção.

9 comentários:

Paulo disse...

Sabes que também não acho grande graça à Dee Dee. Fiquei surpreendido com a junção. Obrigado. Três boas escolhas para um domingo.

CigarraJazz disse...

Ainda bem que gostas. São coisas a condizer com a temperatura, nuns casos e com o estado de espírito, noutros.

Anónimo disse...

Olá Cigarrajazz,
Não tenho blog.
Gosto muito das suas sugestões e por isso já estou fã.
Do youtube para partilhar 3 músicas de 3 pianistas absolutamente fantásticos, (sei antecipadamente que concordamos no 2.º, do 3.º há o bónus do quadro e as castanholas que – confesso a minha ignorância mesmo tendo um M’BOOM do Max Roach autografado (!) – desconhecia que podiam ser um instrumento melódico e solista, até ter escutado este tema…):
1. Al Haig: http://www.youtube.com/watch?v=ZHztKTry9lk&feature=related
2. Art Tatum: http://www.youtube.com/watch?v=CaPeks0H3_s&feature=related
3. Andreas Staier: http://www.youtube.com/watch?v=FhzR_MYcjiU
e 54 segundos de Leroy Jones a fazerem ansiar por mais um espectáculo no CCB…:
http://www.youtube.com/watch?v=kw2uYjuhN_g&feature=related
… tocado por ele até parece fácil…
Boa noite a todos,
JM

Paulo disse...

Não tem blogue mas tem, felizmente para nós, estas caixinhas da Cigarrajazz à sua disposição. É uma alegria chegar a casa e ouvir as novidades. Obrigado.

Anónimo disse...

Olá,
Depois da uma da manhã que tal este delicioso trio: Peter Leitch, John Hicks (um pianista Ahhh!) e Ray Drummond, que uma alma caridosa pôs em http://www.youtube.com/watch?v=ceDEdaXWVYA
O talento do John Hicks faz com que não apeteça que as viagens de carro cheguem ao fim...
Excelente noite para todos.
JM

CigarraJazz disse...

Obrigada, JM. As suas sugestões são sempre benvindas e sempre vão dando algum alento a este blogue. A cigarra tem andado um pouco indisponível para blogar.

Bom dia, Paulo. Espero que, pelo menos hoje, estejas a descansar.

Anónimo disse...

Olá,
4 propostas a condizer com o calor e o Verão:
1. Stuff Smith ou um violino no jazz : http://www.youtube.com/watch?v=5qKuxt6K25I
2. uma surpresa (mais uma a oriente): http://www.youtube.com/watch?v=pWpNruoZIlw&feature=related
3. Bau (esqueçam o vídeo, oiçam a música, e depois se puderem descubram os CD’s dele) (gostamos particularmente do Blimundo e a Ilha Azul (quase o gastámos de tanto o ouvir)) este tema, Raquel, está no CD “Top d’Coroa”: http://www.youtube.com/watch?v=3zzaLuyFVWY
4: Michel Camilo e Tomatito num tema (composto pelo Chick Corea) do extraordinário (!!!) disco Spain: http://www.youtube.com/watch?v=UEpxRgsTqaw&feature=related
(deram um concerto maravilhoso no CCB)
Boa tarde,
JM

Paulo disse...

Olá Cigarra, olá JM.

Hoje já tenho um tempinho extra.

Gostei especialmente da surpresa a oriente com as "folhas mortas" e achei curiosa a total falta de ligação entre a música e as imagens sugestivas do vídeo "Raquel". É certo que quem lá o colocou identifica a música como banda sonora do filme "Fala com ela", mas não menciona que foi Pina Bausch que a coreografou para Masurca Fogo, que estará no CCB por estes dias...

Obrigado por mais estas.

CigarraJazz disse...

Faço minhas as palavras do Paulo. Não tem comparação ver a coreografia de Pina Baush ao som de "Raquel", em Masurca Fogo. Acho que o vídeo não tem nada a ver.
Quanto às outras sugestões - muito boas.
Até logo!