segunda-feira, novembro 05, 2007


Monica Zetterlung (1937-2005)
Descobri por acaso esta cantora de jazz sueca, que, para além de uma excelente presença, doce, algo tímida e aparentemente insegura, mas com uma voz muito agradável e bem colocada, tinha a particularidade de cantar temas clássicos do cancioneiro (de jazz e afins) norte americano, em sueco. O resultado era algo exótico, como se pode verificar por este vídeo http://www.youtube.com/watch?v=8tp-nbchmHU, e mais este http://www.youtube.com/watch?v=LqkzHOAL5lg

2 comentários:

Paulo disse...

Ela estava um pouco distraída?
É tão interessante este ambiente dos anos '60, visualmente e a nível sonoro. Penso logo na "Noite" do Antonioni, que associo sempre às sonoridades jazz dessa época.

Depois ainda vi "Once upon a summertime", de novo com Bill Evans.

Beijos.

Obrigado por partilhares esta descoberta.

CigarraJazz disse...

Já andava para colocar aqui esta descoberta há algum tempo. Foi uma figura marcante na Suécia e parece-me ser figura de culto. Teve um fim trágico. A partir dos seus 60 anos teve de desistir da vida artística, por sofrer de uma forma de reumático que a obrigou a andar de cadeira de rodas. Tal impediu-a de poder escapar a um incêndio, no seu apartamento...E, por incrível que te possa parecer, foi por esta razão que estive indecisa em colocar aqui esta pequena nota sobre ela. Porque fiquei chocada com estes factos, quando aprofundei a pesquisa. E pensei, não, não vou dramatizar. Isto não é um lugar para se ter momentos tristes. Mas pronto, já está. Acho que tinha mesmo de a partilhar.
Ainda bem que gostaste.
Bjs.