sábado, julho 21, 2007

"ELEKTRA", RICHARD STRAUSS



Eva Marton e Cheryl Studer, uma absolutamente submersa pela ira da personagem que interpreta, (Elektra, a filha enlouquecida de Agamemnon e Klytmnestra), e a outra no papel de sua irmã, Chrysotemis, mais suave e apaziguadora. Um dos muitos momentos de grande intensidade trágico-dramática desta ópera muito interessante, e bastante inovadora do ponto de vista musical. Por curiosidade, a composição da orquestra foi a maior de sempre, para uma ópera: 111 instrumentos.
Acrescento, ainda, um pequeno aparte: Tendo sido este um excerto de uma gravação feita em Viena, noto que não só em Portugal se tosse, espirra e emite sons entre a assistência...

6 comentários:

Paulo disse...

Mais um dia de grande produção por aí. Que bom. Este excerto da Elektra é fabuloso. Mas não me parece que se possa comparar estas tosses com as nossas.

Il Dissoluto Punito disse...

Há melhores Elektra (e muitas!) - Nilsson, Rysanek (só em dvd), Bork, Marc -, mas Studer é a mais perfeita Crisotemis que conheço ;-)))

CigarraJazz disse...

Não sendo uma especialista na matéria, fui, há uns anos atrás, grande admiradora de Studer, e fiquei bastante triste quando me apercebi da sua perda de capacidade vocal. Tinha-o lido numa revista da especialidade e confirmei-o num recital que deu em Lisboa. Este vídeo ainda a capta num bom momento.

Il Dissoluto Punito disse...

DE CABO DA VOZ, ANTES DO APOGEU, É BEM VERDADE :-(
Viu-a no São Carlos, a interpretar As Quatro últimas, de Richard Strauss?

CigarraJazz disse...

Precisamente. Já não me lembro do ano exacto. Mas fiquei decepcionada.
Adoro a interpretação dela de Wesendonck Lieder, R.Wagner (CD da Deutsche Grammophon), não sei se conhece.

Il Dissoluto Punito disse...

Não havia de conhecer! Esse registo ainda conta com umas magníficas 4 últimas canções (R. Strauss)!!!