segunda-feira, junho 16, 2008

Esbjorn Svensson (1964-2008)


Estou em estado de choque! Um dos músicos mais interessantes do Jazz europeu actual morreu no sábado passado. Acabo de ler a notícia no blogue de João Moreira dos Santos: Jazz no país do improviso e estou triste, muito triste. Tinha 44 anos e deixa-nos uma obra das mais bonitas, estimulantes e inspiradoras de tudo o que se tem feito nos últimos anos.

O pianista sueco Esbjorn Svensson, cuja fusão de lirismo melódico com sonoridades inspiradas no rock encontraram terreno fértil no jazz moderno, morreu neste fim de semana num acidente ocorrido durante um mergulho nas proximidades de Estocolmo. O músico tinha 44 anos e deixa esposa e dois filhos.Svensson e sua banda, o Esbjorn Svensson Trio, também conhecido como EST, foram mundialmente aclamados e premiados pelo álbum "Strange Place for Snow", de 2002, nove anos depois do lançamento de seu primeiro disco, ganhando inclusive o Guinness Jazz no European Awards. O grupo também recebeu o prémio de melhor artista internacional no BBC Jazz Awards de 2003. Dois anos mais tarde, o trio tornou-se a primeira banda europeia de jazz a sair na capa da revista americana Downbeat, especializada no estilo musical.O lançamento do 12º álbum do EST, "Leukocyte", está marcado para setembro. Svensson morreu no sábado em num acidente ocorrido durante um mergulho perto de uma pequena ilha nos arredores de Estocolmo, a capital da Suécia, disse Burkhard Hopper, empresário da banda. A polícia realizará uma investigação de rotina do aparente acidente, prosseguiu ele. (sic "A TARDE online")

2 comentários:

Paulo disse...

Também fiquei muito triste com a notícia. Foste tu que mo apresentaste.

CigarraJazz disse...

Será que aquela coisa de "os Deuses chamam para perto de si..." é mesmo verdade?
Há pessoas que nós achamos que não têm jeito para morrer, de tal modo nelas pressentimos vida. Era muito cedo para entrar no silêncio. Agora, toda aquela vitalidade que emanava da sua música vai parecer um contrasenso.

Bjs.