Prazer que se adivinhava, sucessivamente adiado, finalmente gozado: Falo de L'Amour de loin, de Kaija Saariaho, compositora finlandesa contemporânea e da sua primeira ópera, cuja estreia em 2000 foi de imediato aclamada quer pela crítica, quer pelo público. Com libreto do escritor libanês radicado em França, Amin Maalouf sobre poesia de Jaufré Rudel, trovador francês do Séc. XII, dedicada a um amor imaginado e impossível (que afinal se revela possível porque um peregrino lhe diz existir uma mulher com aquela descrição em Tripoli, a condessa de Tripoli), encenação de Peter Sellars, Orquestra e Coro da Ópera Nacional Finlandesa, direcção de Esa-Pekka Salonen e interpretação de Dawn Upshaw (soprano), Monica Groop (mezzo-soprano) e Gerald Finley (tenor). Aconselho o DVD (Deutsche Grammophon 00440 073 4026 de 2004/2005) e uns bons auscultadores para que não se perca pitada desta maravilha. Deixo alguns links para a audição de excertos desta ópera (embora a qualidade de som não lhe faça justiça) e de outras obras de Saariaho igualmente belas.
E mais. Tenho uma pena imensa de não poder ter estado numa outra encenação desta ópera que teve lugar em Julho deste ano em Londres, com encenação de Daniele Finzi Pasca.
8 comentários:
Quando trouxe de Helsínquia (lembras-te?) um disco com obras de Saariaho pelo Kronos Quatet tive algumas dificuldades com a música da senhora. Passaram uns bons anos e parece que ela amadureceu. Gostei muito do "Parfum de l'Instant" pela Mattila. E como gosto normalmente da Upshaw, deixas-me muito tentado.
Obrigado.
Realmente tinha ideia de existir "perto de mim" esse disco do Kronos Quartet e até fui ver se constava da minha colecção (tenho vários deles) e que já não me lembrasse. Afinal és tu quem o tens...
Também gostei muito do "Parfum" e fico contente que também gostes da Upshaw. Tem qualquer coisa de especial que me toca sempre muito. E a Mattila é *****.
Beijos.
Obrigado por mais uma excelente informação.
Grande abraço, JL.
Obrigada pela visita, Lester.
Abraço.
Em jeito de desculpa do meu "desaparecimento" de domingo e em forma de compensar o gentil convite de jantar... sábado costumamos ir almoçar à churrasqueira aqui do bairro... a ver se a amiga 2007 vem e falamos todas!
Me Hate, não precisava...mas almoço, churrasqueira e boa companhia é um caso a considerar. Só não sei se vai dar já neste sábado. Depois direi.
Saudações!
Não sabia que podíamos marcar encontros por aqui. Eu sabia que os blogs serviam para mais qualquer coisinha...
Seele, sempre o teu sentido de humor...
Enviar um comentário