ou o jazz como filosofia sujacente à renovação no improviso da eterna procura ou o jazz como elo de ligação entre tudo o que apetece
quarta-feira, janeiro 14, 2009
Gene Krupa (1909-1973)
Faz amanhã 100 anos que nasceu Gene Krupa, considerado por alguns "o maior baterista de todos os tempos". Um portento, como podemos recordar neste vídeo.
The Blues Blogger (http://thebluesblogger.com) explica-nos porque Krupa é o "pai" do solo de bateria no jazz e o "pai" da bateria (instrumento) como a conhecemos hoje. A sua genialidade e a exuberância com que toca fazem dele um ícone.
Olá, Pescador, Podemos encontrar bastante material na internet sobre Gene Krupa, razão pela qual preferi substituí-las por este vídeo que me pareceu de suficiente eloquência.
6 comentários:
The Blues Blogger (http://thebluesblogger.com) explica-nos porque Krupa é o "pai" do solo de bateria no jazz e o "pai" da bateria (instrumento) como a conhecemos hoje.
A sua genialidade e a exuberância com que toca fazem dele um ícone.
Olá, Pescador,
Podemos encontrar bastante material na internet sobre Gene Krupa, razão pela qual preferi substituí-las por este vídeo que me pareceu de suficiente eloquência.
Não conhecia o nome, mas ele é de ficar sem fôlego. E, ao que parece, tocou com tudo o que era gente.
Era uma "máquina". Parece que foi o primeiro a colocar a bateria como instrumento solista e fez escola.
Delicioso!
Para quem quiser ver&ouvir outro grande baterista, Papa Jo Jones, sugiro:
http://www.youtube.com/watch?v=GrKShqNkcnI&feature=related
não darão o tempo por mal empregue.
Anónimo,
Obrigada pela sugestão. Já lá fui e gostei. Muito bom num estilo diferente.
Enviar um comentário