quarta-feira, fevereiro 06, 2008

Kahil El Zabar


Um dos percussionistas e compositores mais presentes nas toadas neo-Africa e de vanguarda do jazz dos nossos dias. Um homem que gere uma música sem fronteiras, quer geográficas, quer temporais. De ritmos melódicos, muito inspiradores para os músicos com quem toca, Kahil é, como se diz, um incontornável para os amantes do jazz evolutivo que busca as suas raízes para, sobre elas, lhe aplicar as fórmulas do todo-o- sempre-e-do-que-mais há-de ser. Porque ouvi-lo é ficarmos a pairar noutros espaços. E não há como fugir ao sortilégio de ouvi-lo com David Murray, Ari Brown, Malachi Favors, Pharoah Sanders, ou Billy Bang.

Nasceu em Chicago, a 11 de Novembro de 1953. Ver mais dados biográficos no seu site.

É dos músicos que actualmente mais me agradam, e que aconselho a quem goste de acompanhar a evolução do jazz e ver as formas que pode assumir.

3 comentários:

Paulo disse...

Obrigado por mais esta achega.
Já fui cuscar.

John Lester disse...

Obrigado Cigarra, vou conferir.

Grande abraço, JL.

CigarraJazz disse...

Eu é que agradeço a vossa visita.

E espero que não liguem aos temas escolhidos como introdução ao seu site, muito aquém do que ele tem feito. Convém tentar ouvir excertos das suas obras nas lojas online ou, isto aqui para nós, ir até à amostra que coloquei no Mediamaster Library.

Eu, como adoro coleccionar CD's, conto com alguns na minha colecção. Comigo a indústria não abria falência.

Bjs. e um abraço.